SOBRE O

MODEL BRICS







Model BRICS é uma simulação multilateral da reunião ministerial dos BRICS. Em sua primeira edição, o evento é voltado ao público secundarista e universitário dos países membros do bloco e se divide em cinco comitês temáticos: Cultural, Diplomático, Social, Econômico e Político.

Com base na agenda da XI Cúpula dos BRICS, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro, cada comitê irá abordar os principais assuntos em voga para o órgão, também pertinentes para o público jovem. Cada país membro será representado nas sessões por um presidente.

A simulação será realizada na cidade de São Paulo, no Campus da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), entre os dias 2 e 5 de outubro.















Amplie seu conhecimento, desperte ideias e reflexões
e seja parte do desenvolvimento do presente e transformação do futuro.







O que é o BRICS?


O termo surge pela primeira vez como um acrônimo em 2001, criado pelo economista Jim O’Neill, indicando aquelas que poderiam ser as maiores economias do mundo no século XXI, com Brasil, Rússia, Índia e China citados naquele momento.


Foi apenas em 2011, porém, que se formou a composição definitiva do grupo (BRICS), com a inserção da África do Sul. Atualmente, o bloco representa 42% da população mundial; mais de 20% do PIB, 30% do território e 18% do comércio do planeta, evidenciando a sua relevância.


Exercendo a presidência do órgão no ano de 2019, o Brasil pretende focar na promoção da ciência, tecnologia e inovação; economia digital; aproximação do setor produtivo ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB); e a cooperação no combate a crimes transnacionais.







Explore São Paulo


Avenida Paulista

Localizada no coração da cidade e próxima ao sofisticado bairro dos Jardins e à descolada Rua Augusta, a Avenida Paulista é um dos principais centros financeiros e culturais da capital.
Por lá passam milhares de pessoas por dia, e o clima de pressa e trabalho que a rua respira durante a semana torna-se festivo e descontraído aos sábados e domingos.
Além de possuir diversas opções de lojas e restaurantes, é palco de grandes eventos e abriga diversos centros comerciais. Ao longo de 120 anos, a avenida tornou-se o retrato da história econômica de São Paulo.
A avenida mais querida dos paulistanos tem sempre um programa para cada um.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

MASP

Cartão postal da cidade e um dos mais importantes museus do Hemisfério Sul, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, ou MASP como é conhecido, surpreende paulistanos e turistas com um acervo de 8 mil peças de renomados artistas, como, por exemplo, Cândido Portinari, Goya, Delacroix, Renoir e Monet. Seu prédio, projetado pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi, é uma referência arquitetônica, já que é suspenso por quatro pilares sob um vão livre de 74 metros.
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista. Terça a domingo, das 10h às 18h.
Quinta-feira, das 10h às 20h.
(11) 3251-5644.
http://www.masp.art.br.
Grátis às terças.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Centro Histórico

Edifícios que se confundem com a história da cidade e do país são as principais atrações do Centro Histórico.
Não deixe de conhecer o Pateo do Collegio, considerado o local de fundação de São Paulo e que hoje abriga um belíssimo museu de arte religiosa. Os mais significativos templos católicos da cidade estão na região.
A Catedral da Sé é considerada um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. Já a Basílica do Mosteiro de São Bento realiza concorridas missas, acompanhadas por cantos gregorianos. Museus e centros culturais com programações imperdíveis estão espalhados pela região. Entre eles estão a Caixa Cultural e o CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil. Não deixe de verificar também a programação do Theatro Municipal.
Para um passeio completo, visite o mirante do Edifício Altino Arantes, prédio inspirado no famoso Empire State Building, de Nova York e considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo.
Fonte: Guia da Cidade |http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

Theatro Municipal

Próximo à estação Anhangabaú do metrô, o Theatro Municipal é um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do modernismo no país, passou por várias restaurações para torná-lo mais moderno sem perder o glamour da época.
Foi reinaugurado em 2011, ano do seu centenário. É um espaço de apresentações eruditas de grandes nomes internacionais e nacionais, além de vasta programação de música e dança. Visitas guiadas também são realizadas, mas você pode simplesmente entrar no saguão de mármore e conhecer o Café do Theatro Municipal, decorado pelos irmãos Campana.
Praça Ramos de Azevedo - República. Bilheteria: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, ou até a hora do espetáculo. Visitas guiadas gratuitas, terça a sábado, a partir das 10h. Café: de segunda a sábado, das 12h às 15h.
(11) 3053-2100.
http://www.teatromunicipal.sp.gov.br.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Mercado Municipal

Um dos maiores centros de abastecimento da cidade, é famoso por possuir uma grande diversidade de frutas e legumes, além de outros tipos de mercadorias como queijos, temperos, frutos do mar, carnes exóticas e vinhos.
O prédio, com vitrais e um estilo arquitetônico que encanta, é um ótimo local para um lanche ou almoço. No mezanino há restaurantes com deliciosos quitutes, sendo os mais famosos o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.
O Mercadão, como é chamado, fica localizado próximo à rua 25 de Março. Perto dali está o Catavento Cultural e Educacional, um museu interativo que possibilita aos visitantes conhecer a ciência e se divertir ao mesmo tempo.
Mercado Municipal - Rua da Cantareira, 306 – Centro. / Segunda a sábado, das 6h às 17h. Domingos e feriados, das 6h às 16h.
(11) 3313-3365
http://www.oportaldomercadao.com.br.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Região da Luz

A região da Luz abriga importantes atrativos culturais e históricos da capital paulista.
A Estação Júlio Prestes, principal veia de transporte de café em São Paulo no início do século XX, hoje abriga a Sala São Paulo, considerada a melhor sala de concertos da América Latina.
Já a Estação da Luz, inspirada no Big Ben e na Abadia de Westminster, abriga o Museu da Língua Portuguesa que, com recursos de interatividade e tecnologia, conta a história da língua e a origem das mais diversas palavras.
Em frente ao Museu, fica a Pinacoteca do Estado. No acervo, há cerca de cem mil obras, incluindo peças dos artistas Tarsila do Amaral, Portinari e Rodin. Um delicioso café, com vista para o Parque da Luz é o local ideal para uma pausa entre as obras.
Do lado oposto da avenida fica o Mosteiro da Luz, que possui um Museu de Arte Sacra, uma igreja e um Memorial em homenagem a Santo Antônio de Sant’anna Galvão, o Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Museu do Futebol

Localizado no Estádio do Pacaembu, tem acervo multimídia que preserva os principais e mais importantes momentos do futebol nacional.
Os fatos são ainda relacionados ao contexto histórico do país e do mundo, apresentando o esporte como uma das mais reconhecidas manifestações culturais do povo brasileiro.
São 15 salas de exposição, instaladas no avesso das arquibancadas do estádio, que compartilham três conceitos que norteiam a visita: emoção, história e diversão.
A interatividade que permeia o museu permite que o visitante ouça narrações de gols clássicos, jogue games eletrônicos e manuais, ouça histórias e muito mais. Mais do que sobre esporte, o Museu do Futebol é, antes de tudo, um museu sobre a história do povo brasileiro.
Praça Charles Miller, s/n° – Pacaembu. / Terça a domingo, das 9h às 17h (exceto dias de jogos). Grátis aos sábados.
(11) 3664-3848
http://www.museudofutebol.org.br.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Vila Madalena

Reduto dos boêmios de plantão, a Vila Madalena inspira descontração e arte. Durante o dia o movimento acontece nas livrarias, cafés e outros cantinhos para compras descoladas, além de ateliês e galerias de arte renomadas como a Choque Cultural e a Fortes Vilaça.
Restaurantes despojados tornam o passeio por aqui ainda mais agradável, em geral trazendo um tempero bem brasileiro para a refeição.
Em suas ruas, bares e casas noturnas para todos os gostos são facilmente encontrados e a qualquer hora é possível ver suas mesas com turmas animadas se divertindo.
Outro ponto de interesse do bairro é o Beco do Batman, uma galeria a céu aberto localizada na Rua Gonçalo Afonso. As paredes da via são cobertas por grafites de artistas nacionais e estrangeiros.
Aos sábados, a Praça Benedito Calixto recebe uma feirinha de antiguidades e uma animada roda de chorinho.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

Parque Ibirapuera

O Ibirapuera, o mais importante e visitado parque da cidade, possui diversas opções de lazer para toda a família. Abriga áreas para atividades físicas, lagos, ciclovias, bicicletas para locação e diversos centros culturais importantes, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Fundação Bienal, o Auditório Ibirapuera, com uma vasta programação de shows, a OCA, conhecida por ter sediado exposições renomadas, o Museu Afro-Brasil e o Pavilhão Japonês, um espaço para a cultura oriental.
Ao lado do parque, você poderá ainda visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, reaberto recentemente.
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Vila Mariana. Diariamente das 5h às 0h.
(11) 5574-5045
http:// www.parqueibirapuera.org.
Gratuito.
Fonte: Guia da Cidade | http://cidadedesaopaulo.com
Foto: Jose Cordeiro/SPTuris